BRECHÓS ENTRAM NO PLANO DE MIX DOS SHOPPINGS
- Dudi Bastos
- 29 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
A SECONDHAND SEGUE EM ALTA NO BRASIL E NO MUNDO. AO MESMO TEMPO, GRANDES MARCAS DO VAREJO PROMOVEM INICIATIVAS VOLTADAS À MODA CIRCULAR.
Pensou em comportamento do consumidor, o debate é longo e envolve vários fatores já que mudanças revolucionárias vêm acontecendo com uma intensidade maior nos últimos anos. Uma delas tem refletido de forma transformadora em toda a cadeia do varejo, pois, hoje, os clientes se preocupam em comprar de empresas com responsabilidade socioambiental e são bem criteriosos na hora de escolher uma marca.
Com isso, as iniciativas de moda circular ganham cada vez mais espaço no mercado e podem ser vistas com mais frequência.
Segundo um estudo do Boston Consulting Group, o crescimento desse segmento será 15% e 20% até 2030 no Brasil.
O sistema em que se fabrica, vende, usa e descarta já vem sendo repensado por muitas companhias; agora o intuito é fazer com que os itens sejam reaproveitados pela cadeia produtiva após o uso.
Acompanhando esse movimento da economia circular, é possível ver um crescimento vertiginoso das vendas de secondhand nos últimos anos. Segundo a GlobalData, esse mercado nos Estados Unidos está projetado para ser avaliado em 82 bilhões de dólares até 2026. A thredUP estima que a revenda de roupas e acessórios crescerá 16 vezes mais rápido até 2026 do que o varejo ampliado.
Na próxima década, essas empresas de resale poderão representar 25% do varejo como um todo. Uma pesquisa da WD Research mostra que 71% das pessoas compram itens usados pelo mesmo uma vez ao mês e 38% compram uma vez na semana, especialmente por conta do preço, ou seja, esse fato precisa estar no radar de varejistas do mundo todo.
De olho na economia circular e moda sustentável, existe um movimento de shoppings que já estão trazendo os brechós ao plano de mix, inclusive, a área de Inteligência de Mercado da Abrasce tem monitorado isso. Conheça a história de alguns deles que já estão presentes nos malls e têm sempre por trás uma liderança feminina empoderada e comprometida com o consumo consciente.
Potência do segmento
A Peça Rara Brechó conta com 59 lojas, sendo oito próprias, estando presente em quatro shoppings: MorumbiTown (São Paulo/SP), ShoppingSul (Valparaíso de Goiás/GO), Conjunto Nacional e Vitrinni Shopping (Brasília/DF). Bruna Vasconi, CEO da Peça Rara Brechó, afirma que esses empreendimentos têm buscado os brechós para compor o mix e sua marca tem interesse em expandir nesses grandes centros de compras e conveniência. “Temos poucas operações em shopping ainda, mas adoramos.
Há segurança e fluxo intenso de pessoas circulando. Além disso, o fato de sermos um segmento de varejo diferente, somos os únicos fazendo a economia circular, isso desperta a curiosidade do público que, a princípio, não imagina encontrar uma loja como a nossa dentro de um shopping.”
A história da Peça Rara começou quando Bruna estava cursando psicologia e passou a vender peças usadas para poder pagar a faculdade. Ela mesmo confessa que não imaginava que a marca pudesse crescer tanto. “Não tinha a menor noção do que eu estava fazendo, eu só precisava pagar as minhas contas e sustentar os meus filhos.” Em 2007, a marca ganhou sua primeira loja física em Brasília. O negócio cresceu, chegando a seis operações próprias. Em 2019, resolveu que era o momento de entrar para o franchising. “Quando muitas pessoas começaram a nos pedir dicas, consultorias e conselhos sobre o negócio, cheguei a conclusão de que poderíamos ensinar outras pessoas também. Recordo que a inauguração da primeira franquia foi emocionante.” Os modelos de lojas franqueadas têm investimento em torno de R$ 400 mil com retorno previsto a partir de 24 meses. A marca tem expandido rapidamente e, atualmente, está presente em 47 cidades em 20 estados mais o Distrito Federal.
Segundo Bruna, são mais de 350 mil peças vendidas por mês nas lojas físicas. O e-commerce ainda está em fase inicial e de teste, então, os números ainda não são expressivos. Ao longo do tempo, é difícil saber o quanto o negócio contribuiu com o meio ambiente.
“Quantitativamente, realmente, preciso calcular, mas, qualitativamente, posso dizer que somos precursores desse movimento no Brasil, começamos em Brasília há 16 anos quando não se falava em economia circular ou moda sustentável.”
Todos os itens comercializados passam por um trabalho cuidadoso de curadoria bem personalizado, realizado por especialistas que atendem os clientes que fornecem peças.
“Selecionamos, avaliamos e cadastramos um por um. Cada peça recebe o cuidado e carinho que merece até que vá pra área de venda nas lojas, onde fica à disposição dos seus novos donos que vão dar continuidade as suas histórias.”
Peças passam por um criterioso processo de seleção
A trajetória de sucesso ainda foi caracterizada por grandes marcos como a ligação de José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO, propondo sociedade, e, também após conhecer a atriz Deborah Secco, que, em seguida, se tornou sócia. Além disso, a Peça Rara Brechó tem como franqueado o empresário João Appolinário. Segundo Bruna, isso traz credibilidade para a Peça Rara Brechó. “São pessoas públicas e muito respeitadas. Se eles acreditaram no nosso trabalho, e, se decidiram vir conosco, é certo que todos podem acreditar.”
Então, essas informações/curiosidades são só para reforçar o que sabemos e vivenciamos todos os dias por aqui, já que a nossa convivência nesse nicho é quase que diário.
A maior prova vem com o brechó "De Brechó"- Av. Floriano Peixoto, 1094. Em dois anos pudemos acompanhar de perto o salto comercial que deu e alcançou.
Fotos: gostou de algum item? Confira a disponibilidade das peças @debrechoudi
Beijocas e até a próxima!
UAU! Que post bacana!
Nós falamos sobre comprar roupas em brechó no nosso site. Depois, dê uma passada lá e nos diga se gostou :)
https://elcosturas.com.br/comprar-roupas-em-brechos-vale-a-pena/